Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

19 novembro, 2005

Turismo sustentável no Louriçal




Para que o surgimento do turismo na região do Louriçal não traga um impacto ambiental/urbanístico desfavorável na região, será necessário desenvolver um turismo e desenvolvimento sustentáveis, ou seja, será uma região virada para os problemas ambientais.
O turismo sustentável satisfará as necessidades dos turistas e dos destinos turísticos do presente e ao mesmo tempo protege e reforça os seus valores para o futuro. A sua concepção conduz a um modelo de gestão integral dos recursos sem comprometer a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas de suporte/base da vida em peral.
O desenvolvimento sustentável será então aquele que satisfaça as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer as próprias necessidades.
Este desenvolvimento sustentável será conseguido a través da implementação da agenda 21 local, mas de também de ecoetiquetas.
Agenda 21 é um plano de acção para a sustentabilidade, que diz que o desenvolvimento sustentável é o caminho a seguir. “ Pensar Globalmente, actuar localmente”, este é o lema desta agenda, que significa que a solução do problema será a soma de todas as acções conjuntas.
Os princípios básicos deste plano de acção são o desenvolvimento sustentável, através de mudanças, mudanças nas pessoas/sociedade a través de mudanças na maneira de pensar, mudar a maneira de actuar, mudar o modo de produção, mudar a maneira de consumir.
A nível pratico poderá dizer-se que o roteiro turístico que irá ser criado na freguesia do Louriçal, será um roteiro turístico mais centrado nas caminhadas, nas vias verdes, no ecoturismo e no turismo cultural e rural, ou seja, um tipo de turismo que consuma o menor numero de recursos naturais possível, um turismo com o menor de impacto físico/ambiental possível, que contamine o mínimo possível, que tente preservar o bem estar das populações, que divulgue a cultura louriçalense.
Para que este tipo de turismo se desenvolva na região poder-se-á desenvolver um parque de campismo ou então reconstruir habitações antigas e transforma-las em locais de alojamento.
Pensem nisto…

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis