Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

08 novembro, 2005

Até o 1º Rei de Portugal veio ao Louriçal...

Só para titulo de curiosidade deixo-vos com algumas informações que tenho recolhido na biblioteca da vila do Louriçal:

Louriçal teve a honra de receber os nossos primeiros reis. Assim o atesta o Padre Manuel Monteiro, em 1750,e Pinho Leal no século XIX, firmando suas declarações em monumentos existentes:
“ A Villa do Louriçal fica 6 legoas ao Sudueste da Cidade de Coimbra, está situada em huma planície fertil, e amena: compõem-se de cento e cincoenta vizi­nhos, e todo o seu termo de oito légoas de circuito, que envolve muitos lugares, todos sufficienteente providos. Tem duas Parochias, lima chamada Santiago, dentro da Villa; e a outra S. Mamede, na Mata Mourisca. Tem Hospital, e Casa de Misericórdia... Tem muitas casas nobres e antigas, e ve-se em alguas sobre as portadas, os escudos de nobreza, e armas dos seus primeiros habitadores, que hoje posuem os descendentes, e alguns edificios são já fabricados ao moderno, e servem à Villa de não pequeno ornato.
O terreno he agradável, e dilatado, sadio, abundante, delicioso, e proprio para passar a vida com descanso, e ainda com regálo.
Nestes espaçosos campos se divertião caçando os nossos Reys primeiros, D.Affonso Henriques e D. Sancho, naquele tempo em que estava a corte em Coimbra, o que ainda hoje se mostra de alguns vestígios, a que perdoarão as ruinas dos annos, deixando-os como padrões autenthenticos da nobreza da Villa."





Mais tarde, Pinho Leal confirmará a escritura do Padre Manuel Monteiro, testemunhando para a posteridade:
"D. Afonso Henriques sabia de Coimbra até á barra do Mondego, depois hia a Nossa Senhora de Ceiça, e de lá chegava a este sitio. Os mouros ainda então occupavam o castello de Leiria, e por isso o rei mandou construir esta torre, para n'ella buscar abrigo em qualquer surpresa.
Em frente d'esta torre, havia outra, destinada para o infante D. Sancho, depois 1º do nome.
Estava sobre um monte e dentro da mesma matta de Aljazêde em que estava a torre de seu pai.
Ainda há vestigios d'esta torre, e ainda ao monte onde existem se chama cabeça de Sancho."

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande Pedro! Isso é que é mostrar orgulho na terra em que nasceu. Eus sei o que é isso pois nasci no Berço de Portugal. Continua assim que é isso que o povo gosta

9:04 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis