Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

14 novembro, 2005

Louriçal e os espaços verdes...


Um dos principais pontos de referência da vila do Louriçal é a Praça Joaquim da Silva Cardoso, que nos últimos anos tem ficado ao abandono, sendo isso bem visível no estado em que se encontram os plátanos lá existentes.
Actualmente este local mais parece um placar publicitário, onde tudo o que são cartazes tem direito a ser colocados nas arvores, fazendo com que a praça perca a sua identidade, já que esta se encontra implantada no centro da zona histórica da Vila. Quem fala destes plátanos fala de todas as arvores centenárias na freguesia, que tem estado ao abandono nos últimos anos e tem vindo a sofrer com a ignorância e falta de respeito das pessoas, que ano aos ano, agridem as árvores ora com pioneses, ora com pregos, entre outros.
Antes que não seja tarde demais, e para que o património natural e paisagístico louriçalense não desapareça com o tempo, penso que seria oportuno criar uma lei na freguesia, e mais tarde no concelho, que proibisse a colocação de cartazes nas árvores “públicas” da freguesia e também realizar acções de sensibilização para a preservação do património natural da freguesia junto dos mais novos, nas escolas e associações da freguesia.
Algo que é bem visível, nos locais da freguesia é a falta de espaços verdes, espaços onde as pessoas possam descansar no fim de um dia de trabalho, onde possam estar com a família em contacto directo com a natureza, e como tal penso que também seria útil a construção de espaços públicos e verdes na vila e na freguesia, para que as pessoas da freguesia se sintam bem na localidade onde vivem, tendo um local onde a população se possa encontrar e ter uma conversa, levar os filhos, apreciar o ar refrescante das arvores, um espaço onde hajam espectáculos culturais, que dinamizem o espaço em si, fazendo como que um papel de uma associação.
Para que os espaços verdes da freguesia tenham qualidade, penso que seria útil haver pessoal especializado nessa área dentro da junta de freguesia do Louriçal, e caso não hajam, coloca-los em cursos de formação nessa área.
Esta medida iria trazer uma identidade que estava perdida na vila do Louriçal, mais concretamente na praça Joaquim da Silva Cardoso, e faria da freguesia do Louriçal uma região com uma imagem mais moderna, mais virada para os problemas ambientais.
Para que o problema da colocação dos cartazes fosse resolvido, poderia colocar-se em cada localidade da freguesia um local próprio para afixação de cartazes, junto das associações culturais por exemplo.
De seguida apresento uma ideia para as acções de sensibilização a realizar.

“Não faça às árvores o que não gosta que lhe façam a si!”

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis