Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

14 novembro, 2005

LOURIÇAL E GASTRONOMIA


Quando se fala da vila do Louriçal, fala-se da terra dos dois temperos, o louro e o sal, o que só vem provar que a freguesia do Louriçal é uma freguesia onde a gastronomia é muito importante, sendo isso também visível no brasão da vila, onde além dos ramos de loureiro, também tem como elemento as espigas de trigo.
Se há algo que caracteriza a alimentação louriçalense nos nossos dias é acima de tudo a grande variedade de ingredientes que utiliza no quotidiano. Claro que não há apenas variedade nessa dieta, senão qualidade inquestionável quando esses ingredientes provêem da própria região, e em relação a estes, na cozinha louriçalense destacam-se como é de esperar, os produtos da terra.
Louriçal é uma freguesia com muitos recursos, pois tem terrenos férteis que nos dão a possibilidade de ter horta e legumes muito ricos e campos que são garantia de boas carnes (carneiro, vaca, entre outros) e é uma freguesia atravessada por um rio que tem uma variedade de peixe de qualidade.
Com o passar do tempo, a gastronomia louriçalense tem ficado no esquecimento, sendo isso visível nas ementas presentes nos restaurantes da vila e no resto da freguesia, fazendo com que a identidade louriçalense se perca no tempo.
É por esta razão que penso que a gastronomia louriçalense não deve ficar no esquecimento, e como tal e é necessário uma rápida recolha gastronómica da região para que os verdadeiros sabores da freguesia não sejam perdidos.
É necessário por mãos à obra e fazer uma recolha gastronómica junto das pessoas mais idosas da freguesia, que na minha opinião possuem o conhecimento necessário para dar a informação necessária para uma recolha detalhada das ementas típicas da região.
Numa primeira fase poderá fazer-se a recolha a nível de cada localidade da freguesia, depois uma comparação das diferentes receitas e mais tarde a edição em livro das respectivas receitas. Esta recolha conteria pratos de entrada, pratos de sopa, pratos de carne, pratos de peixe, sobremesas/doce e também uma parte de bebidas típicas, que depois seriam fornecidos a todos os restaurantes da freguesia, para que pudessem cozinhar os pratos típicos da região nos respectivos estabelecimentos.
Através desta pequena recolha a gastronomia louriçalense surpreenderá pela sua variedade. Não só pela variedade de pratos, senão pela diversidade com que se prepara cada um de eles. De povo a povo, é raro encontrar um prato elaborado da mesma maneira. Esta variedade faz com que seja difícil, para não dizer impossível, elaborar um receituário exacto do comer louriçalense. As trocas de ingredientes, de quantidades, de fazer as coisas “a gosto”, fazem com que o que esta recolha, mais que receitas exactas, sejam sugerências, ideias para começar, e que logo o aficionado à cozinha as adapte a seu gosto.
Com uma análise detalhada do que é a gastronomia louriçalense, vai ser possível promover a vila do Louriçal como destino turístico, através da divulgação da gastronomia da freguesia em certames gastronómicos da região e através da criação de festivais de gastronomia, fazendo com que as pessoas se interessem mais pela vila do Louriçal, visitando-a, e quanto mais visitantes mais investimento existirá na freguesia.
Este será apenas o primeiro passo para a criação e desenvolvimento de uma rota gastronómica juntamente com outras freguesias do concelho de Pombal, Figueira da Foz e Soure.
A rota gastronómica estaria incluída em rotas turísticas dos concelhos acima descritos, e também numa futura rota do Baixo Mondego, que penso que traria uma mais valia para o desenvolvimento da freguesia do Louriçal e de toda a região envolvente.
Para que este projecto seja possível, os apoios das entidades locais e regionais serão muito importantes, tais como o Pelouro do Turismo da câmara municipal de Pombal (pelouro incluído no pelouro da juventude) ou a região de turismo Leiria-Fátima, entre outros.
Este será então um projecto que apenas será o inicio de uma bola de neve que se irá formar ao longo do tempo, pois com o inicio da recolha da gastronomia louriçalense, irá depois realizar-se uma recolha dos hábitos e costumes da freguesia, mais tarde uma recolha do artesanato, a recolha do património cultural e uma recolha do património cultural, sendo assim possível elaborar uma rota gastronómica e depois uma rota cultural, que ficará interligada com outras rotas da região, o que fará com que a freguesia se desenvolva com o tempo, trazendo investimento para freguesia, fazendo do Louriçal um potencial turístico, sem nunca perder a sua identidade, antes pelo contrario, renovando a sua identidade que está a ficar perdida nos últimos anos.
Com este projecto ganham os Louriçalenses, a freguesia, o concelho de Pombal e os distritos de Leiria e Coimbra.

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis