Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

01 novembro, 2005

Louriçal, qual o futuro do património histórico?


Quando se fala da vila do Louriçal fala-se com certeza de história e tradição, e dentro de estes aspectos não nos podemos esquecer dos monumentos e a maravilhosa paisagem que a rodeia, que fazem da Vila do Louriçal uma localidade com grande poder turístico, mais precisamente na vertente do Turismo Cultural.
Como usar um património tão rico como é o desta vila sem perder a sua autenticidade? Parece fácil mas não o é, visto que para tal seja conseguido é necessário resolver os problemas locais, privilegiar os moradores e o mais importante, assegurar a continuidade dos hábitos e das tradições que à muito estão esquecidas, infelizmente.
Quando se fala em turismo cultural fala-se de públicos que desejam conhecer a nossa arte e a nossa maneira de ser, a nossa realidade histórica, ambiental e cultural, fala-se pois então de públicos que têm o prazer de nos conhecer como nós somos, e como tal não basta ter uma vila antiga, se ela estiver velha, degradada, mal tratada, quase abandonada… há que torná-la habitáveis, limpa, confortável, cuidada.
Uma das coisas que teria de ser feita seria a reabilitação do património urbano, que apesar de não ser muito, e é com grande tristeza que “observo” a ignorância que tem sofrido por parte dos autarcas locais.
Este tema surge devido às recentes obras que começaram na vila do Louriçal, que segundo dizem (informações ao público viste-as?) são relativas às obras de reabilitação do património histórico da vila. Sendo esta uma das obras mais importantes dos últimos anos que está sendo realizada na Vila, será que os comerciantes da vila não teriam direito a sessão de esclarecimento sobre todas as obras que se vão realizar?
Louriçal foi concelho, sabiam? Onde está o brasão que se encontrava na fachada do edifício que albergava os serviços da administração do concelho? Será que não merece um lugar mais digno? Porque não fazer uma reconstrução desse edifício?
Ano de 1950, inauguração da luz eléctrica na vila do Louriçal! Alguém sabe onde foram parar os candeeiros a petróleo que iluminava a praça Joaquim da Silva Cardoso nessa década? Não fará parte da história desta vila? Não seria boa ideia colocarem-no no seu sitio original e não num sótão, sitio onde está neste preciso momento? Não haverá casas/tabernas (onde nasceram e viveram pessoas que tanto deram a esta vila, e que agora estão ao abandono) à espera de serem restauradas? Não será isso sim são património histórico? E o aqueduto mandado construir por D. João V? Será que merece estar ao abandono?
Gostava que me dissessem que relação tem a rua Capitão Cadete com o património histórico da vila, ou será que os autarcas não sabem o que significa património histórico? Não será apenas a casa do Capitão Cadete património? Será mesmo necessário fazer uma reabilitação de toda a rua? Será dinheiro bem investido?
A fonte do Areal não vos diz nada? Será que merece ter água imprópria para consumo? Não fará também parte do património da vila?
Houve uma recuperação do património, nomeadamente da Igreja do Recolhimento. Porque continua encerrado este edifício, que tem séculos de história? Foi recuperado para ficar no esquecimento? Será dinheiro bem investido? E o antigo edifício da Santa Casa da Misericórdia, onde está gravada parte da história desta Vila? Não merece uma insistência por parte dos autarcas para que o IPAR faça algo antes que seja tarde demais? Porque não fazer destes edifícios com história, museus ou sedes de associações culturais da freguesia, ou até centros de exposições?
E o arroz, não fará também parte da história desta vila e freguesia? Quem nos visita sabe que nesta freguesia é o arroz o produto que mais se cultiva? Porque não fazer um roteiro turístico percorrendo os campos de arroz e o resto da linda natureza que rodeia a vila? E a gastronomia, não estará esquecida? Será que os restaurantes da Vila e freguesia cozinham pratos típicos deste lugar? Não será também isto património cultural?
Depois de todas estas perguntas, espero por respostas no terreno e não apenas respostas escritas ou orais, pois penso através da boa gestão do património a Vila do Louriçal terá condições (recursos tem e muitos) para ser um centro turístico forte no concelho, e com isso só fica a ganhar, já que mais turistas traz mais investimentos e com isso mais desenvolvimento para a vila e freguesia.

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis