Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

02 novembro, 2005

Louriçal – A terra dos dois temperos


Louriçal, mais conhecida pela terra dos dois temperos (Louro e Sal) é uma vila com história e com um património arquitectónico muito valioso, mas na minha opinião neste momento os dois temperos da vila do Louriçal são outros: Oportunismo e Ignorância.
É com tristeza que tenho visto desde a minha adolescência que esta localidade tem vindo nos últimos anos a sofrer um revés no que diz respeito ao seu desenvolvimento e planeamento urbanístico.
Desde que eu vivo (sinto-me um felizardo, porque alguns sobrevivem apenas) nada mudou em termos urbanísticos no Louriçal, apenas nasceram mais uns prédios e uma escola de ensino preparatório e secundário, que em boa hora surgiu para projectar o nome do Louriçal e do concelho de Pombal, mas parece que as autarquias que passaram pela câmara de Pombal e pela freguesia do Louriçal não souberam dar o devido apoio a esta instituição, e como tal, a vila do Louriçal continua igual, monótona, sem empresários interessados a investir nesta freguesia que tem tanto para dar, pois é uma freguesia onde a Historia e a Natureza se podem interligar sem grandes problemas.
Como é possível, monumentos que fazem parte da história da vila do Louriçal estarem esquecidos e num estado de degradação tal grande? Como é possível não haver um espaço para as crianças brincarem nos seus tempos livres, sendo esta vila a mais numerosa do concelho? E espaços verdes, ando à procura mas ainda não encontrei nenhum? E em pleno século XXI ainda não há saneamento nesta freguesia? Como é possível ainda não terem demolido um monstro como é aquela fabrica de arroz, que está apenas a 50 metros de um convento com séculos de historia? Para quando um circuito turístico que englobe todos os monumentos da vila do Louriçal e alguns edifícios de alguma história na freguesia do Louriçal?Como querem que venham pessoas viver para esta freguesia? A fazer passeios, rotundas e estradas todos os anos?
As autarquias não me digam que não têm dinheiro e poder para fazer estas obras, porque se tem dinheiro para comprar um barracão por uma pipa de massa e por lá uma das filarmónicas mais antigas do concelho, então também dinheiro para fazer coisas mais prioritárias, como as que referi interiormente.
Já repararam no estado em que esta o rio que atravessa o Louriçal? Não? Então espero que não se assustem? O rio só ficou neste estado porque tiveram a excelente ideia de mudar a feira de localidade, e como resultado feirantes insatisfeitos e os clientes a irem para outras feiras do concelho.
Penso que é altura da câmara de Pombal abrir os olhos e não pensar apenas no desenvolvimento da cidade… transformem estes temperos em História e Natureza, pois temperos já me começam a fazer alguma má disposição e alguma vontade de dizer: BASTA!!

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis