Turismo para pessoas com deficiência - Um segmento em Crescimento
Hoje deixo-vos um cheirinho (introdução do trabalho final) do que foi o meu seminário de final de licenciatura, aproveitando este espaço para agradecer a todos os meus colegas de Gestão e Planeamento em Turismo que sempre me apoiaram desde o primeiro dia em que entrei para a faculdade até hoje, que finalizei os meus estudos.
*****************
“ A possibilidade de aceder, directa e pessoalmente, à descoberta das riquezas do planeta constitui um direito aberto a todos os habitantes do mundo”
(In Código Mundial de Ética do Turismo, Art. 7.º)
Organização mundial do Turismo
(In Código Mundial de Ética do Turismo, Art. 7.º)
Organização mundial do Turismo
A indústria do turismo é, actualmente, o sector da economia que mais se tem expandido em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Turismo – OMT, em 2005, a indústria do turismo movimentou, em todo o mundo, mais de 808 milhões de pessoas, universo que injectou na economia mundial um valor superior a 500 mil milhões de euros.
Esta, mais do que uma expressiva movimentação financeira resultante da contínua expansão da actividade turística ao longo desta década, vem possibilitando aos sectores público e privado desenvolver novos produtos, destinados a satisfazer anseios e as necessidades dos diferentes segmentos que formam o mercado consumidor. Em virtude da multiplicação de nichos específicos de mercado, a indústria do turismo vem sendo submetida, no entanto, a inúmeras exigências.
Torna-se, portanto, fundamental adequar os produtos e serviços que formam a cadeia produtiva da indústria turística às necessidades objectivas e imediatas de segmentos específicos da população que, por razões diversas, ainda sofrem limitações para a prática de turismo. Consciente de que as pessoas com deficiência não são entendidos nas suas necessidades mais elementares pela indústria portuguesa de turismo, optei por elaborar este estudo, de modo a poder facilitar a compreensão deste mercado em ascensão.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home