A Vila do Louriçal...
Entre pinhais e férteis arrozais encontra-se a histórica vila do Louriçal outrora fundada por romanos, que encantados com a abundância de loureiros nesta região a baptizaram de Lourizal. Louriçal que deriva da forma latina “Lauri Psalmus” cuja tradução é “salmo de Louro” ou “Louro de Triunfo”.
Terra de História, a povoação foi referida pela primeira vez oficialmente num diploma de Março de 1162, relativo à doação da mata de Aljazede ao Mosteiro de Sta. Cruz de Coimbra. Remonta a 1166 a concessão do couto do Louriçal por D. Afonso Henriques ao mais importante convento de Santa Cruz de Coimbra. Tendo recebido foral em 1514, por D. Manuel, o Louriçal virá a assistir nos séculos XVII e XVIII a um grande desenvolvimento, a que não será estranha a presença e o apoio de algumas importantes famílias nobres.
O concelho do Louriçal iria sofrer um rude golpe com a invasão das tropas de Messena e a partir de 1836 o concelho do Louriçal deixa de pertencer à comarca de Coimbra para pertencer à de Pombal, entrando em rápida degradação, o que levaria à sua extinção em 24 de Outubro de 1855. Louriçal passava a ser uma das freguesias do concelho do Pombal e só em 20 de Maio de 1993 seria reelevado a vila.
5 Comments:
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»
10:59 da tarde
Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»
2:31 da manhã
c' est le vilage le plus romantiquisme
4:09 da tarde
Enjoyed a lot! » »
12:59 da manhã
Excellent, love it! Viking jewellery whirlpool refrigerator filter Gay dance Calgary email marketing nba basketball
7:40 da manhã
Enviar um comentário
<< Home