Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

22 dezembro, 2006

CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO FOTOGRÁFICO DA FREGUESIA DO LOURIÇAL

Em com enorme prazer que a Junta de Freguesia do Louriçal informa da sua pretensão em possuir um importante arquivo fotográfico, que represente, num futuro próximo, um testemunho importante dos últimos anos da história local, através da aquisição de um conjunto de espólios de fotógrafos louriçalenses e outros nos próximos anos.

Entre outros objectivos, com este projecto a junta de freguesia pretende proteger o património fotográfico local, recolher a produção fotográfica contemporânea e histórica e promover exposições e eventos na área da fotografia.

O espólio que for oferecido (ou adquirido, se tal for necessário) à junta de freguesia irá ser inventariado e tratado, juntando-se depois ao arquivo fotográfico que irá ser criado brevemente. Depois das fases de inventariação e tratamento, todas as espécies fotográficas vão ser colocadas à disposição do público em geral.

A junta de freguesia pretende fazer este levantamento fotográfico, através da aquisição de várias fotografias de vários fotógrafos (amadores ou profissionais) do Louriçal, fotojornalistas da região e do restante país, ou quaisquer fotografias que tenham pertencido a instituição ou pessoa notáveis cuja actividade ou obra possam ajudar a conhecer esta Vila e freguesia do Louriçal. Integrarão este património fotográfico todas as imagens obtidas por processos fotográficos, qualquer que seja o suporte, positivos ou negativos, transparentes ou opacas, a cores ou a preto e branco, bem como as colecções compostas por tais espécies que, sendo notáveis pela antiguidade, qualidade do conteúdo, processo fotográfico utilizado ou carácter informativo sobre o contexto histórico-cultural em que foram produzidas.

Como pensamos que este projecto é de extrema importância para a freguesia do Louriçal, na medida em que irá desempenhar um papel importante na preservação da memória e história da Vila do Louriçal e da região, vimos por este meio pedir a si que nos disponibilizasse todo o seu espólio fotográfico que pense poder criar uma mais valia a este projecto tão ambicioso.

04 dezembro, 2006

O que fazer a um imóvel tão rico como o da Igreja do Recolhimento?


A Igreja do Recolhimento do Louriçal (A Igreja foi construída no séc. XVIII, porém ainda não está classificada como Imóvel de Interesse Público ou como Monumento Nacional) por se tratar de um importante património histórico que se encontra actualmente em mau estado de conservação e ao abandono, poderia ser objecto por parte da junta de freguesia de um programa para dinamizar e dignificar o imóvel situado numa zona privilegiada da vila e próxima dos principais eixos viários, e como tal a recuperação e reabilitação da igreja do Recolhimento seria uma das prioridades da junta de freguesia do Louriçal, já que este imóvel poderia estar aberto a grupos de pessoas que queiram visita-lo e conhecer a sua história e também a própria História da Vila do Louriçal.
A junta de freguesia poderia proceder à recuperação e reabilitação do edifício, de forma a criar um espaço com Biblioteca, um posto de turismo, um Museu da História do Louriçal, um espaço de exposições, onde poderão vir a ser realizadas inúmeras actividades culturais.
O primeiro passo que terá de ser realizado, será a classificação deste imóvel pelas entidades competentes, tendo em vista a protecção do referido imóvel e também devido à necessidade de um projecto de reabilitação do mesmo, de modo a preservá-lo no tempo.
Depois desta classificação e com os objectivos referidos anteriormente, a junta de freguesia poderia apresentar uma candidatura ao Programa LEADER, num valor ainda a calcular.
Pensem nisso…

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis