Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

19 fevereiro, 2006

I Jantar-Convivio Universitários Louriçalenses





Como já vem sendo habitual os alunos da universidade oriundos da freguesia do Louriçal tem realizado todos os anos jantares convívio nas respectivas cidades universitárias onde estudam, demonstrando o respeito e amor que tem a esta freguesia. Este ano pretendemos realizar algo maior, que prove que os jovens universitários Louriçalenses são um elevado número, trazendo assim uma enorme riqueza intelectual para esta freguesia. Surgiu então a ideia de organizar o 1º jantar convívio de Universitários Louriçalenses de todo o país, no Louriçal. Este jantar irá realizar-se no dia 25 de Março, no restaurante “O Zé”. Sendo os jovens o futuro do país, pensamos que este jantar - convívio será a confirmação do valor dos jovens universitários desta freguesia, sendo um dos objectivos principais deste evento a criação de uma base de dados de todos os estudantes universitários desta freguesia, ferramenta esta que será muito importante para a junta de freguesia do Louriçal, visto que assim poderá saber quem procurar sempre que precisar de ajuda ou ideias para algum projecto que tenha em mente.

Como vocês(universitarios louriçalenses) também sabem, esta organização torna-se impossível se não houver por parte de vós um esforço, uma vez que a comissão organizadora, estudantes académicos, não deseja fazer um jantar igual a tantos outros, mas O JANTAR. Assim, solicitamos a vossa presença neste jantar, já que o objectivo deste jantar é o convivio, e quanto mais pessoas vierem mais convivio.

Sem outro assunto de momento, aguardando resposta da vossa parte, subscrevo-me com as mais cordiais Saudações Académicas.
NOTA: até ao dia 25 vai-se indicando o nome das bandas e os preços deste jantar...

02 fevereiro, 2006

Um cheirinho do que possivelmente será o meu seminário de final de curso

Modelo de Planeamento Turístico na freguesia do Louriçal
Falar da vila do Louriçal é falar de história, tradição, monumentos e a maravilhosa paisagem que a rodeia, que fazem da vila do Louriçal uma localidade com grande poder turístico, mais precisamente na vertente do Turismo Cultural.
O Louriçal poderá desenvolver-se através da “transformação” da vila e freguesia do Louriçal num potencial turístico da região, criando uma rota gastronómica e mais tarde uma rota cultural, juntamente com outras entidades da região, como câmaras municipais e regiões de turismo, criando assim a rota do Baixo Mondego, mas para tal é necessário uma harmonia entre o sector público e o privado, isto é, que haja uma boa politica de planeamento, e é essa politica que eu vou tentar desenvolver, para que o Louriçal se torne num modelo a seguir pela região envolvente desta freguesia riquissíma.
O planeamento é entendido como um “processo que consiste em determinar os objectivos de trabalho, ordenar os recursos materiais e humanos disponíveis, determinar os métodos e as técnicas aplicáveis, estabelecer as formas de organização e expor com precisão todas as especificações necessárias para que a conduta das pessoas ou do grupo de pessoas que actuarão na execução dos trabalhos pretendidos seja racionalmente direccionada para alcançar os resultados pretendidos” (in Revista Turismo & Desenvolvimento, volume II).

São várias as razões que levam à necessidade de uma actividade de planeamento, entre as quais podemos destacar, razões de ordem económica, necessidades conjunturais, exigências de agências financiadoras, necessidade de administrar sustentavelmente os recursos escassos e finitos, entre outras.

No caso concreto do Turismo, o planeamento torna-se necessário para adequar o fluxo turístico ao núcleo receptor, de forma a satisfazer as expectativas dos visitantes, sem esquecer as necessidades dos residentes hospedeiros, no que diz respeito aos aspectos urbanísticos, ecológicos e sociais. Neste âmbito, o planeamento revela-se primordial para a sustentabilidade do sector do Turismo, a médio e longo prazo, pois permite o seu desenvolvimento equilibrado em harmonia com os recursos físicos, culturais e sociais das regiões receptoras, determinando e seleccionando as prioridades para a sua evolução e os seus limites de desenvolvimento.

Contudo, convém salientar que o planeamento não é solução para todos os problemas, mas ajuda a minimizar os impactes potencialmente negativos e a estimular uma reacção mais positiva da população local.

A ausência ou mau planeamento turístico, origina graves consequências sendo a mais negativa, o crescimento descontrolado, que pode levar à descaracterização e à perda de originalidade dos destinos turísticos.

O planeamento turístico, surgiu muito recentemente enquanto especialização do planeamento urbano, continuando a inspirar-se nos seus princípios teóricos e metodológicos, isto porque o fenómeno do turismo é relativamente recente enquanto tema de estudo e investigação.
...

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis