LOURIÇAL, VALE DE SABORES E TRADIÇÕES
A nível gastronómico poderemos salientar a sopa de hortaliça, a sopa de couves com feijão-frade, migas de broa com feijão-frade, fressura, cozido à nossa moda, carneiro cozido em água, a leitoa do Louriçal e os biscoitos do Louriçal, iguarias que facilmente se encontram à mesa de um bom Louriçalense.
Quanto à Gastronomia do Louriçal, o destaque, vai indubitavelmente para os seus deliciosos e famosos biscoitos, constituídos por massa seca em forma de oito de farinha e azeite, não açucarados, conhecidos por “Biscoitos do Louriçal”, receita esta que passou de geração em geração tornando-se através dos tempos no mais popular biscoito regional e no mais português de Portugal.
Neste ponto, também não nos podemos esquecer da deliciosa e variada doçaria conventual, que faz a delícia de todos os Louriçalenses e das pessoas que nos visitam.
No que concerne a tradições esta é também uma vila repleta de costumes que marcam a terra e as gentes. Destaque-se as festividades em honra de S. Tiago, orago da vila, e a cada 15 de Agosto oferece uma relevante manifestação de religiosidade: é em honra de Na Sra. da Boa Morte, a qual, apesar do eventual teor aziago da designação, propicia ao povo um ponto de encontro sempre vivo e, ademais, enriquecido pela presença dos Louriçalenses emigrados em gozo de férias. Na véspera pela noite refulge, a belíssima procissão das velas.
De mais frequente ocorrência, e já num diferente contexto, refira-se a realização do mercado dominical, núcleo de convivência e encontro não apenas de foro comercial.