Este blog tem como objectivo dar a conhecer os problemas da vila do Louriçal e sua freguesia. O nome "Atitudemos" surge da necessidade de se tomar atitudes urgentemente, para que a vila não continue perdida e decadente no tempo. Atitudem comigo!!

26 março, 2007

Projecto de Reabilitação da Igreja do Recolhimento do Louriçal







Objectivos do Projecto
Informar e promover os recursos turísticos da região;
Promover e realizar exposições;
Divulgar e promover mostras de artesanato local;
Fornecer ao público produtos de artesanato local, roteiros, mapas e outro material promocional da região;
Divulgação da cultura e identidade da região;
Diversificação e enriquecimento de actividades culturais;
Reabilitação, Recuperação e Preservação do Património Edificado.


Caracterização do Projecto
Este imóvel será constituído pelas seguintes áreas funcionais:
Posto de Turismo (Recepção/Informação)
Loja do Turista (Venda de produtos regionais)
Animação Cultural
Sala de Exposições Temporárias
Serviço Educativo/Esp@ço Multimédia




O edifício será composto por duas salas: o espaço de recepção/posto de turismo e uma sala de exposições temporárias, essenciais para o progresso cultural da região.
A primeira sala, composta pelo Posto de Turismo, que terá como objectivo a divulgação, valorização e preservação da identidade e património da região, albergará uma exposição permanente, dedicada ao diverso património da freguesia do Louriçal, a qual procurará reproduzir uma noção de tempo, revelando impressões associadas à ideia de passado e futuro desta vila histórica. Para isso o Posto de Turismo do Louriçal incluirá no seu interior um design com gravuras, fotografias, pinturas, esculturas, formando um conjunto de excelente qualidade que permitirá ao visitante uma leitura e a compreensão da história local, bem como de algumas figuras louriçalenses.


Para além de um espaço onde se poderá comprar produtos regionais (Loja do Turista) e um Espaço de Multimédia/Internet, nesta mesma sala, irão desenvolver-se periodicamente diversas actividades de carácter cultural e pedagógico (Animação Cultural) tais como artesanato ao vivo, música ao vivo, teatro, conferências, palestras e outras acções, ferramenta essencial para divulgação e valorização da cultura louriçalense. Em suma, esta primeira sala terá como objectivo dar a conhecer a história e a cultura etnográfica desta região, permitindo ao visitante a compreensão da história desta vila.


Neste edifício estará também disponível, um outro espaço vivo e dinâmico, denominado sala de exposições, destinado à realização de exposições temporárias ou regulares das mais diversas áreas, como pintura, fotografia, escultura ou artesanato, de modo a acolher o mais diversificado público, tendo como finalidade divulgar aspectos relacionados com a história e cultura locais, desde acontecimentos a personalidades.


O Serviço Educativo deste espaço desenvolverá anualmente diferentes programas pedagógicos, essencialmente destinados ao público juvenil, que proporcionará um contacto com as colecções numa abordagem lúdica facilitando a aquisição de conhecimentos. Para além destas actividades o Serviço Educativo organizará visitas guiadas para o público escolar dos diversos graus e para visitantes adultos em geral.


Em suma, para além do espaço de posto de turismo, este imóvel oferecerá ao público diversas iniciativas incluídas no programa anual de actividades.


Este espaço terá um responsável, o respectivo e-mail e portal de Internet. Terá um horário de Verão e um horário para as restantes época do ano. Irá ser composto por um grupo de amigos (associados), bem como por um grupo de trabalhos de estudo, composto por diversos estudantes e licenciados de diversas áreas de ensino.

 
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis